10 recomendações para aliviar a náusea no início da gravidez
- Por Redação --
- Tuesday, 06 Aug, 2024
Muitas mães poderão confirmá-lo, os primeiros meses de gravidez não são fáceis. Para além da fadiga que o oprime, as náuseas e vómitos estão também entre as doenças mais comuns do primeiro trimestre de gravidez. Embora as náuseas sejam geralmente seguras para a saúde da futura mãe e do bebé, podem ser um verdadeiro inferno para se viver diariamente. Aqui estão 10 dicas testadas pelas mães que podem ajudá-lo a aliviar as náuseas matinais.
1. Mordisque antes de se levantar
À noite, antes de dormir, prepare alguns biscoitos ou frutos secos para mastigar na sua mesa de cabeceira antes de pôr um pé no chão. Isto porque as náuseas ocorrem mais frequentemente de manhã, enquanto os seus níveis de açúcar no sangue são os mais baixos. Depois de um pequeno lanche na cama, você estará pronto para começar seu dia suavemente.
2. Descanse
A fadiga e o stress aumentam o risco de náuseas em mulheres grávidas: descanse sempre que puder. Este é o momento perfeito para envolver o co-parent nas tarefas do dia-a-dia e reservar um tempo para si. Durante os primeiros meses, seu bebê está em pleno desenvolvimento físico e seus órgãos se formam aos poucos. Você precisa de toda a sua energia. Portanto, poupe-se sem se sentir culpado!
3. Teste a homeopatia
A homeopatia pode ser um remédio natural eficaz para as náuseas durante a gravidez. Peça conselhos à sua parteira ou diretamente na farmácia para ser encaminhado para um tratamento adequado à sua gravidez.
Embora os grânulos de homeopatia sejam permitidos em mulheres grávidas, a maioria dos óleos essenciais são proibidos durante toda a gravidez. Entre os óleos essenciais permitidos durante a gravidez: óleo essencial de limão. Coloque algumas gotas de óleo essencial de limão sobre um algodão e respire-o quando sentir a náusea apontando para a ponta do nariz.
Tenha cuidado, embora o óleo essencial de limão seja permitido desde os primeiros meses de gravidez, você deve sempre respeitar as doses e o método de uso recomendados pelo seu profissional de saúde.
4. Aposte no gengibre
Na forma de infusão, ralado em água quente ou em versão cristalizada, o gengibre pode ajudar a aliviar as náuseas durante a gravidez. Além de melhorar a digestão, o gengibre também é eficaz na prevenção de náuseas durante a gravidez.
Quer experimentar outros remédios naturais? Engula uma colher de mel, ou adicione tomilho ou erva-cidreira aos seus chás de ervas.
5. Dê preferência a porções pequenas para suas refeições
Não há nada pior do que a fome para desencadear ou acentuar a náusea. Faça pequenas refeições frequentemente durante o dia e reserve algum tempo para mastigar a sua comida. Sinta-se à vontade para fazer um lanche de manhã e à noite para esperar até a refeição, sem ficar de barriga vazia. E acima de tudo, ouça os seus desejos e apetite.
6. Coma alimentos neutros
Escolha alimentos neutros que o poupem de altos durante as suas refeições. Os alimentos preferidos durante a gravidez são pão branco, macarrão, arroz, peito de frango, vegetais cozidos no vapor ou frutas. Por outro lado, esqueça os pratos muito ricos, gordurosos, doces ou picantes por alguns meses. Este tipo de pratos, para além de aumentar a sua náusea, pode causar problemas de digestão.
E para evitar a deficiência de magnésio, que pode acentuar a náusea, aposte em chocolate amargo, frutos do mar, oleaginosas ou banana.
7. Beba água fresca regularmente
Durante o dia, beba água sálida ou com gás muito fresca ou com alguns cubos de gelo. Para além de manter as náuseas à distância, mantém-se hidratado. Está a ter dificuldade em beber água suficiente durante o dia? Pense em infusões ou adicione algumas rodelas de limão ao seu copo: além de aromatizar sua água, o limão ajuda a acalmar as náuseas graças à sua acidez.
8. Evite odores fortes
Cheiros de cozinha ou cheiros muito fortes estão a virar o seu estômago? Durante a gravidez, muitas mulheres tornam-se mais sensíveis aos odores. Para evitar náuseas, areje regularmente a sua casa para trazer ar fresco, dê preferência a águas de fragrâncias leves e adapte seus cardápios à cozinha. Aposte, por exemplo, em saladas ou outros pratos frios que não tenham cheiro.
9. Encher-se de vitaminas
Entre as vitaminas indispensáveis para a gravidez: a vitamina B6, que teria efeitos anti-náuseas. Esta vitamina é encontrada em aves de capoeira, alguns peixes, bananas, lentilhas ou mesmo espinafres. Você também encontrará suplementos dietéticos à base de vitamina B6 nas farmácias que lhe permitirão suprir suas necessidades diárias. Procure sempre o conselho do seu médico ou parteira antes de tomar suplementos durante a gravidez.
10. Não ir para a cama logo depois de comer
Embora o cansaço esteja lá durante a gravidez e você certamente só sonha com uma coisa: se aconchegar confortavelmente na cama, é aconselhável esperar pelo menos 2 horas antes de dormir depois de uma refeição. Para combater a ascensão ácida, muitas vezes presente no final da gravidez, dê preferência à posição semi-sentada.
E se nenhum remédio funcionar?
As mulheres grávidas descobrem as alegrias das náuseas e vómitos matinais após algumas semanas de gravidez. Nenhum remédio natural parece funcionar para aliviar a sua náusea? A sua parteira ou médico pode prescrever-lhe medicamentos anti-náuseas. Embora as náuseas sejam mais frequentemente seguras para a sua saúde e para a saúde do bebé, os vómitos repetidos que persistem durante várias semanas podem levar a uma perda de peso significativa e ao risco de desidratação. O tratamento médico pode então ser essencial.
Finalmente, fique tranquilo, a náusea raramente persiste até o parto. A maioria das vezes, as mulheres grávidas deixam de tê-lo no final do primeiro trimestre. No entanto, 1 a 2% das mulheres grávidas não têm essa chance e sofrem de hiperemese grávida. No caso deles, o vômito é incoercível e excessivo. O pior é que eles geralmente duram muito além do primeiro trimestre, ou mesmo do segundo trimestre.
Van venceslaus,
Consultor da medicina natural