Há mais
Há mais
Monday, 19 Aug 2024 23:00 pm
Há mais

Há mais

A Administração Geral Tributária (AGT) anunciou a apreensão de mais de 30 contentores de mercadorias no Porto de Luanda devido a falsas declarações de importação e entrada de produtos proibidos no país. A operação, realizada nesta segunda-feira (19), foi detalhada durante uma visita guiada aos jornalistas, com o objetivo de esclarecer as irregularidades encontradas.

Jerónimo Cambalanganja, diretor dos Serviços Aduaneiros, revelou que, nos últimos dois meses, desde a implementação de medidas de inspeção nos terminais portuários, foram identificadas diversas infrações que resultaram em uma perda de 300 milhões de kwanzas para o governo.

“Detectamos falsas declarações de mercadorias, algumas das quais foram registradas como equipamentos de máquinas, que, segundo a pauta aduaneira, estão isentos de direitos aduaneiros. No entanto, ao verificarmos, encontramos veículos e fardos, que estão sujeitos a taxas aduaneiras que variam entre 30% e 50%,” explicou Cambalanganja.

A AGT utilizou um scanner para inspeção, que permite verificar o conteúdo de um contentor de 40 pés em apenas um minuto. “Apenas abrimos o contentor quando identificamos que a declaração aduaneira não corresponde à mercadoria visualizada no scanner,” acrescentou o diretor.