1_577169832667124bbb0305

ONU mobiliza mais de três milhões de dólares para o combate à seca no país

A informação foi avançada, segunda-feira, na cidade do Lubango, pela coordenadora do Sistema da ONU em Angola, Zahiri Virani, durante o seminário sobre "gestão sustentável dos solos como instrumento de combate à desertificação”, que marcou as celebrações do Dia Mundial de Combate à Desertificação, assinalado ontem .

Zahiri Virani lembrou que Angola tem enfrentado, nos últimos anos, períodos prolongados de seca, sobretudo no Sul do país, em consequência das mudanças climáticas, como o fenómeno El Niño, que afecta a Região Austral do continente africano no seu todo.

"A colaboração e coordenação com o Governo angolano, Organizações Não-Governamentais e o sector privado é crucial para a implementação eficaz destas iniciativas”, referiu a alta funcionária do Sistema das Nações Unidas em Angola.

Essa situação, sublinhou, tem agravado a insegurança alimentar, diminuindo a disponibilidade de água potável e aumentando a vulnerabilidade de comunidades rurais.

Zahiri Virani ressaltou que a desertificação e a degradação dos solos comprometem a capacidade de produzir alimentos e manter os meios de subsistência, criando, deste modo, um ciclo vicioso de pobreza e desigualdade social.

Como saída para a inversão deste quadro, a coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Angola defendeu a necessidade de se continuar a promover práticas agrícolas sustentáveis, proteger e restaurar as florestas e investir em tecnologias que permitam uma gestão mais eficaz e eficiente dos recursos hídricos.
 


Comentar Como:

Comentar (0)